Ministro da propaganda de Hitler, comandou a maior máquina de propaganda do nazismo, de forma muito eficiente para um projeto megalomaníaco. Coincidências não existem.

OS 11 princípios de Joseph Goebbels

Por Aschmint- Anderson Schmidt-
 
 
   Estabelecida como meta os 11 princípios que levaram a esmagadora maioria do povo alemão a tentar exterminar não somente o povo Judeu, mas a humanidade julgada inferior, com métodos cruéis que horrorizaram o mundo e continuam até os dias de hoje, devido suas crueldades.
 
  O comando imperativo, trazendo o povo para uma ideologia de superioridade e não de igualdade, fez com que a propaganda tivesse êxito. Com a auto estima devastada pela primeira grande guerra, foi constituída a  maior máquina de inteligência e propaganda de que se tem notícia.
 
Vamos à elas.
   
 

 

Começando com a mais contundente, o princípio "mãe".

  • Princípio da simplificação e do inimigo único: “Simplifique e não diversifique, escolha  um inimigo por vez. Ignore o que os outros fazem e concentrem-se em um até acabar com ele”.
 
 
  • Princípio do contágio: “Divulgue a capacidade de contágio que esse inimigo tem. Colocar um, antes perfeito, e mostrar como o presente e o futuro estão sendo contaminados por esse inimigo”.
    
 O terceiro configura o inimigo como o único "terror social".
  • Princípio da transposição: “Transladar todos os males sociais a esse inimigo”.
 
 O quarto entra na esfera do desespero compartilhado, onde toda grande imprensa fala a "mesma lingua".
  • Princípio da exageração e desfiguração: “Exagerar as más notícias até desfigurá-las, transformando um delito em mil delitos criando assim um clima de profunda insegurança e temor: o que nos acontecerá?”
 
 

O quinto abrange a ridicularização, diendo que as palavras ou atos são "inferiores".

  • Princípio da vulgarização: “Transforme tudo numa coisa torpe e de má índole. As ações do inimigo são vulgares, ordinárias, fáceis de descobrir”.
 
 O sexto transforma mentira me verdade, utiliando dos meios de comunicação, geralmente pagos para "destruir reputações pela repetição".
  • Princípio da orquestração: “Fazer ressonar os boatos até se transformarem em notícias sendo essas replicadas pela ‘imprensa oficial'”.
 
 O sétimo utilia da tática do burburim, quanto mais ouvir falar sobre, "menos raciocínio se tem".
  • Princípio da renovação: “Sempre há que bombardear com novas notícias (sobre o inimigo escolhido) para que o receptor não tenha tempo de pensar, por estar sufocado por elas”.

O oitavo é um meio muito voraz pois utilizam de "especialistas" para discutirem as meias verdades dos fatos, trazendo a tona uma "falsa idéia de verdade".

  •  Princípio do verossímil: “Discutir as informações com diversas interpretações de especialistas, mas todas contra o inimigo escolhido. O objetivo desse debate é que o inimigo receptor não perceba que o assunto interpretado não é verdadeiro”.
 
 O nono reflete os bloqueios de contas em redes sociais e o silêncio sobre grandes assuntos nos meios de comunicação "como se nada existisse".
  • Princípio do silêncio: “Ocultar toda informação que não seja conveniente”.
 
 O décimo age no hoje com assuntos decorridos em outra ocasião, muitas das vezes sobre outro assunto, "fazendo cortes somente de parte da fala".
  • Princípio da transferência: “Potencializar um fato presente com um fato passado. Sempre que se noticiar um fato se acresce a um fato que tenha acontecido antes”.

O décimo primeiro é o resultado dos anteriores, "o confronto".

  • Princípio de unanimidade: “Busca convergência com assuntos de interesse geral apoderando-se do sentimento produzido por estes e colocá-los de encontro ao inimigo”.
 
 Quando se trata de estudo da propaganda de controle de massas, estes se tornam a base.
 
Desde o princípio da campanha presidencial os ataques estão cada ve mais utiliando estas táticas.
 
Tirem suas conclusões.
 
Obrigado
 
Se inscrevam na plataforma procurem saber mais aqui.
https://encyclopedia.ushmm.org
Escritor. Colunista. C.E.O. do site direitacapital.com. JORNALISTA. Diretor de imprensa.

SUA REAÇÃO?


você pode gostar

Opine sobre isso.

https://direitacapital.com/assets/images/user-avatar-s.jpg
Ainda não há comentários, escreva o primeiro!

Conversas no Facebook

contador de acessos